Hoje é comum muitas pessoas não acreditarem que na
Eucaristia está verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Cristo Senhor Nosso.
Muitos acreditam que a transubstanciação foi criada pela Igreja Católica
Apostólica Romana. A transubstanciação se dá quando o Sacerdote consagra o pão
e o vinho, tornado-se o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que é feita através
da ação do Espírito Santo de Deus.
Essa passagem é bem clara, não precisaríamos de mais
passagens para afirmar que a Eucaristia é a presença real do Corpo e Sangue de
Jesus Cristo:
"A taça de benção que nós abençoamos, não é comunhão
no sangue de Cristo? O pão que nós partimos, não é comunhão no corpo de Cristo?
Porque há um único pão, nós somos muitos em um só corpo, porque nós todos
participamos do único pão." (1 Cor 10,16-17)
Mas vamos colocar outras passagens:
“31. Nossos pais
comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: Deu-lhes de comer o pão
vindo do céu (Sl 77,24). 32. Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos
digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro
pão do céu; 33. porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao
mundo. 34. Disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre deste pão! 35. Jesus replicou:
Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em
mim jamais terá sede.”(Jo6,31-35)
Mas adiante temos está passagem:
“48. Eu sou o pão da
vida. 49. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram.
50. Este é o pão que
desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. 51. Eu sou o pão
vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que
eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. 52. A essas palavras, os
judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a
sua carne? 53. Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não
comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a
vida em vós mesmos. 54. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida
eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55. Pois a minha carne é
verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56. Quem
come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57. Assim
como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que
comer a minha carne viverá por mim. 58. Este é o pão que desceu do céu. Não
como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá
eternamente.”(Jo6,48-58)
Vale a pena observar que não é uma parábola, pois quando
Jesus falava em
parábolas Ele dizia aos doze o significado das parábolas, e
ainda muitas pessoas foram embora, pois não entenderam o significado, e Jesus
perguntou aos doze “Quereis vós também retirar-vos?”, e Pedro responde “Senhor,
a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 69. E nós cremos e
sabemos que tu és o Santo de Deus!”.
Caso não fosse a verdadeiramente o Copo e o Sangue de Jesus,
encontrado na Eucaristia e fosse apenas em “memória”, Jesus não diria pois
estas palavras em que Ele
afirma ser “O Pão da Vida”
Voltamos com mais passagens: “26. Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu
aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo.27. Tomou depois o
cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos,28. porque isto é
meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão
dos pecados”.(Mat26,26-28)
“22. Durante a
refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo:
Tomai, isto é o meu corpo.23. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e
apresentou-lho, e todos dele beberam.24. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o
sangue da aliança, que é derramado por muitos.”(Mar14,22-24)
“19. Tomou em seguida
o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu
corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20. Do mesmo modo
tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em
meu sangue, que é derramado por vós..”(Luc22,19-20)
É bem nítido nessas passagens a instituição da Eucaristia,
não precisa explicar pois as palavras falam por elas mesmo...
Depois da morte e Ressurreição de Cristo, vemos algumas
passagens:
“42. Perseveravam eles
na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas
orações.”(Ato2,42)
“7. No primeiro dia da
semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no
dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a
meia-noite.”(Ato20,7)
“35. Tendo dito isso,
tomou do pão, pronunciou uma bênção na presença de todos e, depois de parti-lo,
começou a comer.”(Ato27,35)
"A taça de benção que nós abençoamos, não é comunhão
no sangue de Cristo? O pão que nós partimos, não é comunhão no corpo de Cristo?
Porque há um único pão, nós somos muitos em um só corpo, porque nós todos
participamos do único pão." (1
Cor 10,16-17)
“23. Eu recebi do
Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído,
tomou o pão24. e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu
corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.25. Do mesmo modo,
depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova
Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de
mim.26. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice
lembrais a morte do Senhor, até que venha.27. Portanto, todo aquele que comer o
pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue
do Senhor.28. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba
desse cálice.29. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor,
come e bebe a sua própria condenação.” (1 Cor 11,23-27)
Com estas passagens bíblicas seria impossível falar ou
argumentar de que a Eucaristia não é o Corpo e o Sangue de Cristo.
Alguns Ensinamentos sobre a Eucaristia
"Você
deve saber que você tem recebido, que você vai receber, e que você deve receber
diariamente. Aquele Pão que você vê no altar, tendo sido santificado pela
palavra de Deus, é o Corpo de Cristo. O cálice, ou melhor, que está naquele
cálice, tendo sido santificado pela palavra de Deus, é o Sangue de
Cristo." - (Sermões [227, 21])(Santo Agostinho)"O Sangue do Senhor, realmente, é duplo. Há Seu Sangue corpóreo, por que nós somos redimidos da corrupção; e Seu Sangue espiritual, com que nós somos ungido. Que significa: beber o Sangue de Jesus é compartilhar sua imortalidade. O vigor da Palavra é o Espírito somente como o sangue é o vigor do corpo. Do mesmo modo, como vinho é misturado com água, assim é o Espírito com o homem. O Único, o Vinho e Água nutrido na fé, enquanto o outro, o Espírito, conduzindo-nos para a imortalidade. A união de ambos, entretanto, - da bebida e da Palavra, - é chamada Eucaristia, digna de louvor e presente excelente. Aqueles que partilham disto na fé são santificados no corpo e na alma. Pela vontade do Pai, a mistura divina, homem, está misticamente unida ao Espírito e à Palavra." (O Instrutor das Crianças". [2,2,19,4] + - 202.)(São Clemente de Alexandria)
"Somente
como o pão que vem da terra, tendo recebido a invocação de Deus, não é mais pão
comum, mas Eucaristia, consistindo de duas realidades, divina e terrestre,
assim nossos corpos, tendo recebidos a Eucaristia, não são mais corruptíveis,
porque eles têm a esperança da ressurreição." -
"Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a Falsidade - especificamente
a Gnose". Livro 4,18; 4-5, cerca de 180 d.C.( SANTO
IRINEU DE LIÃO)
"Assim
então, se a taça misturada e o pão fabricado recebem a Palavra de Deus e
tornam-se Eucaristia, que é dizer, o Sangue e Corpo de Cristo, que fortifica e
reconstrói a substância de nossa carne, como podem essas pessoas dizer que a
carne é incapaz de receber o presente de Deus que é a vida eterna, quando isto
é feito pelo Sangue e Corpo de Cristo, que são Seu membro? Como o apóstolo
abençoado diz em sua carta aos Efésios, 'Nós somos membros de Seu Corpo, de sua
carne e de seus ossos' (Ef 5,30). Ele não está falando de forma 'espiritual' e
de ' homem invisível', 'um espírito não tem carne e ossos' (Lc 24,39).
Não, ele está falando do organismo possuído por um ser humano real, composto de
carne e nervos e esqueleto. Isto é este que é nutrido pela taça que é Seu
Sangue, e é fortificado pelo pão que é Seu Corpo. O talo da vinha toma raiz na
terra e futuramente dá frutos, e 'o grão de trigo cai na terra' (Jo 12,24),
dissolve, ascende outra vez, multiplicado pelo Espírito de Deus, e finalmente
depois é processando, é colocado para uso humano. Esses dois então recebe a
Palavra de Deus e torna-se Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de
Cristo."
(Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a Falsidade) .( SANTO
IRINEU DE LIÃO)
"Esta
comida nós chamamos Eucaristia, da qual ninguém é permitido participar, exceto
o que creia que as coisas nós ensinamos são verdadeiras, e tenha recebido o
batismo para perdão de pecados e renascimento, e que vive como Cristo nos
ordenou. Nós não recebemos essas espécies como pão comum ou bebida comum; mas
como Cristo Jesus nosso Salvador, que se encarnou pela Palavra de Deus, se fez
carne e sangue para nossa salvação, assim também nós temos ensinado que o
alimento consagrado pela Palavra da oração que vem dele, de que a carne e o
sangue são, por transformação, a carne e sangue daquele Jesus Encarnado." - (Primeira
Apologia", Cap. 66, cerca de 148-155 d.C.) (SÃO JUSTINO, MÁRTIR)
"Não
me agradam comida passageira, nem prazeres desta vida. Quero pão de Deus que é
carne de Jesus Cristo, da descendência de Davi, e como bebida quero o sangue
d’Ele, que é Amor incorruptível". Carta aos Romanos, parágrafo 7,
cerca de 80-110 d.C.( SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA)
"No
dia próprio do Senhor, reúna-se em comum para partir o pão e oferecer ações de
graças; mas primeiro confessa seus pecados, de modo que seu sacrifício possa
ser puro. Entretanto, ninguém que discutiu com seu irmão pode participar do
encontro, até que estejam reconciliados; seu sacrifício não deve ser
aceito. Para isto nós temos o dito do Senhor: 'Em todo lugar e tempo oferece me
um sacrifício puro; Eu sou um Rei poderoso, diz o Senhor; e meu Nome espalha
terror dentre as nações.'" Cap 14.( O Didaqué, ou "Os
Ensinamentos dos Doze Apóstolos")
“Tão Sublime Sacramento, adoremos neste altar,
pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar.
Venha a Fé por suplemento os sentidos completar.
Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos na Trindade Eterno Amor.
Ao Deus Uno e Trino demos a alegria e o louvor.
Amém.” (São Tomás de Aquino)
pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar.
Venha a Fé por suplemento os sentidos completar.
Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos na Trindade Eterno Amor.
Ao Deus Uno e Trino demos a alegria e o louvor.
Amém.” (São Tomás de Aquino)
Autor: Vitor Yudi Hansen